SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Naturais
PÚBLICO-ALVO: Alunos 6 Ano – Ensino Fundamental
TEMA: Recursos Hídricos do Planeta
EMENTA: Educação Ambiental. A oferta da água. O uso da água. Consumo consciente.
OBJETIVOS
1. Conscientizar os alunos quanto à correta utilização dos recursos hídricos no contexto sócio-ambiental;
2. Identificar os diferentes usos que se faz da água;
3. Caracterizar o papel da sociedade, tendo em vista as formas de utilização do sistema hídrico brasileiro;
4. Identificar problemas ocasionados pelo uso inadequado da água.
5. Examinar a distribuição do recurso nos diferentes países e regiões do planeta.
TEORIA DE APRENDIZAGEM SUBJACENTE
Nesta aula a teoria de aprendizagem utilizada é o construtivismo, pois evidencia que o conhecimento não é inato, nem tampouco adquirido, e sim construído pela interação com o meio físico e social.
De acordo com essa teoria, o conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social, o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e esta construção vai depender tanto das condições do indivíduo quanto das condições do meio.
A Teoria Construtivista preocupa-se em resolver o problema de como fazer para que alunos construam o conhecimento esperado pela escola a partir do conhecimento espontâneo trazido por eles para a sala de aula.
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:
ETAPA I
Iniciar a aula construindo um mapa conceitual no data show. A construção do mapa será feita com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre, em português, com possibilidade de inserção de áudio, vídeo, imagens, textos e links.
Os estudantes devem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, antes da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.
O conceito inicial será água.A partir dele os estudantes vão sugerindo os usos da água e o professor irá registrando no quadro colocando os conceitos ligados por frases. Depois de tudo organizado, solicite aos estudantes que façam uma cópia no seu caderno, pois este servirá de exemplo para o outro que será construído ao final do estudo desta aula, registrando-se a construção do conhecimento do estudante. Será possível fazer comparações entre nível de conhecimento ante e depois da aula. O próprio aluno irá observar quantos conceitos aprendeu em uma aula.
ETAPA II
Navegar por sites de apoio indicados, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.
Apresentação geral do tema através de um vídeo e/ou texto sobre o tema proposto (ex: vídeos educativos, Globo Repórter...). Distribuir pelos grupos da turma os temas a serem desenvolvidos nas aulas. Os alunos escolherão as formas de apresentação do tema distribuído. Essa apresentação poderá ser feita para outras turmas da escola e para as escolas parceiras. Cada grupo redigirá um relatório final com os resultados obtidos na pesquisa.
ETAPA III
O professor solicitará aos estudantes a análise do uso e da importância da água através de imagens:
• Pesquisar imagens na internet onde o estudante poderá fazer composições de várias imagens, em editores de imagens, ou mesmo em editores de apresentações.
• Selecionar em revistas, jornais, fotografias imagens que retratem o uso da água e sua utilidade, montando um painel para ser fixado no mural da escola.
• Produzir desenhos coletivos.
• Trabalhar com fotografias antigas e atuais das mesmas paisagens.
• Levar a turma para um estudo de campo nos arredores da escola, observando como a comunidade utiliza a água, reproduzindo as observações através de desenhos. (nesta atividade o professor orienta os alunos para levarem papel e lápis, se acomodarem da melhor forma possível diante da paisagem que desejam reproduzir no desenho).
ETAPA IV
O professor deverá tocar a música, Terra, planeta água" de Guilherme Arantes, através de um meio para sua execução (CD, Mp3 ou outro) a fim de que os alunos prestem atenção à letra. Posteriormente, entregar cópia impressa para os alunos. Perguntar qual a mensagem transmitida pela letra. Pedir que os alunos se organizem em duplas. Cada dupla deve produzir uma imagem (desenho, foto, pintura) ou objeto (escultura, maquete, móbile) que ilustre as informações contidas no trecho da canção que eles mesmos devem selecionar. Cada dupla apresentará sua produção para sala.
ETAPA V
Assistir ao vídeo A Malaysian Friday, para estudo de um caso, disponível em http://sph3re.tv/download_a-malaysian-friday_96.html e, posteriormente, discutir as seguintes questões:
• Em que local se passa o vídeo?
• O que fez o personagem principal da história?
• Que utilidade tinha a torneira?
• Como o personagem tomou banho?
• Qual a moral da história?
• Você conhece alguma situação semelhante? (Professor já soube de situações de vilas onde havia apenas uma torneira para toda a comunidade, muitos moradores transportavam água em baldes até suas casas improvisadas, onde alguns utilizavam mangueiras e outros água de mina ou poço. Podemos dizer que em lugares no Brasil isto acontece?)
• Solicite à turma sugestões para resolver estas situações e propostas de ações pessoais que contribuam para o uso racional da água potável.
ETAPA VI
Os alunos redigirão um comunicado à comunidade escolar, com o uso de um editor de textos ,alertando-a sobre o papel da sociedade no que concerne à utilização dos recursos hídricos do planeta.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Assistir a mensagem sobre “Você pode vencer” com os alunos ou selecione outra de motivação para eles refletirem sobre a vida e suas atitudes diante dos problemas que todos temos em nosso cotidiano. Sugestão: http://br.youtube.com/watch?v=o_ZeV8h9jhE
Junto com a turma, organize uma exposição de imagens, para ser afixada no edital da escola com as selecionadas durante a atividade 3, relatando em seu rodapé as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no início das atividades, através do mapa conceitual e no final com a segunda versão do mapa. Durante as atividades o professor observará a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere aos múltiplos usos e importância da água para a vida. O professor acompanhará as produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário